Vendas On Line -> A hora é agora!

Dicas para Vendas On Line

Vendas On Line -> A hora é agora!

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Quem é que nunca se utilizou de uma mídia social para fazer uma compra?
Difícil não é mesmo? Principalmente nos tempos atuais. Você pode não finalizar a compra, mas tudo o que precisa saber sobre o produto em questão, o primeiro passo é dar um google pra descobrir se a loja tem Facebook, Instagram, WhatsApp… Se tem fotos, se é bem recomendada, enfim, tornou-se parte do processo de compra esse comportamento.

Agora a pergunta é:  E você REVENDEDORA?  Utiliza as mídias sociais para vender?

Pensando nisso a gente fez uma lista com algumas dicas super importantes para você explorar o máximo que esses canais podem lhe proporcionar. Recebemos muitas perguntas, muitas dúvidas a respeito de como agir, como publicar, enfim… Tem muita coisa que a gente consegue agregar, e é disso que vamos falar agora!

 

Apresentação
A primeira impressão é a que fica, então CAPRICHA!
Defina um nome para a sua marca ou negócio. Lembre-se: quanto mais simples, mais fácil de sua cliente se lembrar e principalmente escrever, portanto nada de inventar moda com nomes difíceis heim! Muitas clientes optam por usar os próprios nomes em suas marcas, e isso é bastante positivo, pois acaba criando uma identidade única.

Padronize o mesmo nome em todos os canais.
Organize todas as suas páginas com o mesmo nome e a mesma imagem de perfil _ Facebook, Instagram e WhatsApp devem falar a mesma língua, ter a mesma identidade, isso também vale para as descrições dos respectivos perfis.

Use o nome escolhido no @
Exemplo: Se você escolheu o nome Menina Bonita, ele deverá estar no nome principal do seu perfil: @meninabonita.  Essa padronização vai fazer toda a diferença na hora que sua cliente estiver pesquisando a seu respeito.

Descreva-se bem
Seja na “Bio” do Instagram, lá no “Sobre” do Facebook, ou na descrição do seu WhatsApp, use sempre a mesma apresentação, fale do seu negócio de forma clara e objetiva, use uma linguagem leve e descontraída, as clientes precisam se identificar com você 😉

 

Conteúdo Relevante
Mantenha suas publicações sempre com conteúdos relevantes, mesmo que seja um bom dia, adicione sempre uma dica, uma conselho, algo que mostre que você se importa em estar conectada com seu público.

Legendas motivadoras, frases bem humoradas, termos que geralmente você usa com elas no seu dia a dia, são uma forma simples de você cativar seu público e fazer com que eles sempre queiram ler seus posts.

Busque informações técnicas sobre o produto que você estiver apresentando, isso agrega valor. Convide o público a interagir com seus posts, faça perguntas, peça pra marcar alguém… Ainda que de início ninguém comente, esse tipo de post chama atenção, acredite!  Use aplicativos que te permitam “repostar” conteúdos que possam contribuir com o seu negócio, dicas de moda por exemplo. Faça parcerias com segmentos que possa gerar cliques pra sua página.

 

Feed Harmonioso
Cuide muito bem da aparência do seu feed!
Quem já ouviu falar sobre poluição visual? Sabe aquelas lojas com vitrines cheias de informação? Muitas peças, muitos elementos, muitas cores, anúncios… a gente para na frente e não sabe nem por onde começa a olhar… uma salada de informações. Pois bem, isso também vale para a sua página, pois aqui no mundo virtual, ela é a sua vitrine.

 

Escolha fotos e vídeos de boa qualidade, e isso não quer dizer alta definição ou material profissional, não! Mas manter os cenários harmoniosos, com cores que não briguem entre si. Mantenha um padrão de qualidade dentro das suas possibilidades, isso faz toda a diferença. Posição das peças, ângulo da fotografia, luz, tudo isso são detalhes pequenos mas que fazem toda diferença no resultado final. Existem aplicativos inclusive, que ajudam a simular o feed antes de postar a publicação, vale à pena conferir.

 

O uso das  # Hashtags
Vamos falar agora sobre o jogo da velha #
Você sabe exatamente como ou por que usá-las?

O termo inglês hash, significa cerquilha, que para nós é o famoso jogo da velha, e tag: etiqueta, portanto uma cerquilha com etiqueta. Mas pra quê isso? Essa etiqueta serve para marcar a palavra em questão e classificá-la em um determinado segmento para com ela identificar uma busca.

Por exemplo, se você digitar na busca do Instagram #semijoias, ele vai mostrar todas a publicações que usaram essa hashtag, e é exatamente por isso é importante você usar este recurso, para que esteja inserida nas opções de busca. Mas vamos deixar aqui umas dicas sobre elas:
-> #Não #exagere #na #quantidade #de #hashtag #em #sua #publicação…  Ninguém merece textão de hashtag né?

-> # Crie uma hashtag para a sua marca, veja nosso exemplo:  #EuSouRevMetaus

-> Tente limitar-se a 3 hashtags por publicação

-> Use a sua # na apresentação da sua bio

-> Pesquise sobre uma # antes de postar, algumas delas podem ter reputação negativa. Aqui no Brasil por exemplo #sextou significa que chegou sexta-feira, porém em outros países ela serve para indicar publicações de cunho sexual: #sextou  -> sex to u, ou seja: sexo para você. Prudência é tudo!

 

 Uso de Geo Localização
É muito importante, e pode trazer até 80% mais engajamento.

A geo localização é a marcação do lugar (espaço geográfico) daquela publicação, por exemplo: #SemijoiaEmSaoPaulo. Isso ajuda a segmentar mais a busca e segundo pesquisas, engajam até 80% mais do que publicações sem a marcação da localização.

Principalmente se você tem loja física, adote essa dica como uma das regras em seus posts.

 

Para as Revendedoras que não têm lojas, a dica também vale, e aproveite para variar os posts colocando todas as regiões que você atende, colocando # com municípios vizinhos ao seu por exemplo.

Agora tem uma dica BÔNUS:  Quem é Revendedora Metaus, ainda pode aproveitar a vantagem de colocar seu contato no Geo Localizador do nosso site… Não é incrível? Quando recebemos contato de clientes que buscam comprar no varejo, redirecionamos essas pessoas para o nosso Espaço da Revendedora, onde mostramos qual é a Revendedora mais próxima dela naquele momento.  https://www.metaus.com.br/nossas-revendedoras

 

Promover anúncios
Vale à pena fazer anúncios pagos?

Essa é uma dica muito comum e também muito simples de se responder:  Sim, vale muito à pena promover anúncios nas mídias sociais, porém é extremamente importante tomar alguns cuidados com essa prática para que haja bons resultados.

É muito comum recebermos notificações dos aplicativos incentivando a promover anúncios, mas essa prática pode não trazer o resultado esperado.

O fator determinante para que um anúncio traga clientes para seu negócio, é a segmentação, ou seja: definir com o máximo de detalhes possíveis, qual o público que você deseja atrair, as regiões que quer alcançar e o quanto está disposto a investir, por isso é muito importante contar com a ajuda de um profissional nesse momento, pois às vezes um investimento de  R$ 5 bem planejado, pode trazer mais resultado do que R$ 30 impulsionado sem planejamento.

 

 

Abuse dos Stories
A hora e a vez dos stories!

Já é uma prática comum, muitos internautas navegam apenas pelos stories dos perfis que seguem, o que, embora pareça uma vantagem pra quem não tem o hábito de fazer publicações no feed, pode ser perigoso se o conteúdo do storie não for suficientemente atrativo para manter o seguidor no seu perfil, por isso a dica é: Publique stories que atraiam para o seu feed!

 

Coloque fotos diferentes entre stories e feed, convide o público para visitar as outras publicações, usando frase do tipo:  Tem mais no feed!  (ou vice-versa).  Faça enquetes convidando o público a interagir, fazendo perguntas sobre: Qual modelo você gosta mais?  Que tipo de produto você mais gosta de ver?,  etc… Movimente seu perfil! Faça vídeos rápidos mostrando sua rotina com envio de pedidos, mensagens recebidas, look do dia, conte a suas histórias, afinal, essa é a proposta 😉

 

Engajamento
Você precisa se engajar!

Ao contrário do que se pensa, atrair engajamento para o seu perfil é bom, mas engajar-se com ele é ainda melhor!!!
Mostrar envolvimento, dar atenção para o cliente é uma das ferramentas mais eficazes quando o assunto é fidelizar.

Faça do seu perfil aquele ambiente aconchegante que você gosta de estar e receber pessoas, lembre-se, ele é uma extensão do seu negócio!

-> Responda todos os comentários;
-> Interaja com os comentários;
-> Siga todas as suas clientes;
-> Marque clientes em posts que ela goste;
-> Cultive os bons seguidores, crie laços;

 

Venda
Achou que essa seria a primeira dica?
Pois não é, tudo que falamos aí em cima precisa estar funcionando para que as vendas sejam efetivadas, e, se estiverem, a venda será uma consequência.

Se o seu perfil é a extensão do seu negócio e você quer vender através dele, então trate-o como uma loja e abuse das campanhas para promover suas vendas!

 

Realize promoções
Sabe aquelas promoções que pedem para:  Curtir a Foto Oficial | Seguir a Página | Marcar Pessoas ?  Pois bem, elas são simples e podem atrair além de vendas, muitos novos seguidores. Mas cuidado, o prêmio para esse tipo de promoção precisa ser atrativo e não precisa estar diretamente ligado ao seu negócio. Você pode fazer parcerias com lojas de roupas, cosméticos ou serviços de beleza por exemplo. Se você sortear uma maquiagem, ou um corte de cabelo com escova por exemplo, vai agradar suas clientes com algo fora do seu segmento e em contra partida atrair o público do segmento do prêmio para o seu negócio.

Faça parcerias
Semijoias está diretamente ligada à moda, então explore esse segmento! Faça parcerias com lojas de roupas, bolsas, sapatos, salões de beleza, enfim… se joga!!!

Concurso
Uma outra dica bacana é promover concursos no Instagram, e é bem simples: Uma cliente sua está usando um brinco novo, um lançamento:
-> ela faz uma foto, posta no perfil dela;
-> marca o seu perfil;
-> coloca a sua # hashtag;
-> você  REPOSTA a publicação dela;
-> Faça isso com várias clientes e determine: A foto com mais visualizações vai ganhar um presente;

Isso vai gerar muito engajamento, te trás autoridade e de quebra mais seguidores. Uso os próprios concursos do Instagram para se inspirar, basta ir na busca do aplicativo e digitar #concursos  #promoções, tem muita ideia legal por lá.

 

Cuide bem do seu perfil
Ele é a sua imagem no mercado!

Estamos falando do seu negócio, então o papo é serio né?
Alimente seu perfil diariamente!!! Mantenha uma rotina de trabalho que inclua a manutenção dos seus canais virtuais.

Isso vale para Facebook, Instagram e WhatsApp também.
Se organize nas mensagens, nos pedidos, nas reservas, nas dúvidas, e principalmente nos problemas que possam ocorrer. Anote tudo e mantenha esses controles em dia, com o máximo de observações possíveis. Jamais deixe uma cliente esperando, ou sem resposta. Em todos os seus perfis informe o seu número de WhatsApp para uma comunicação mais rápida e efetiva.

Existem ferramentas que podem te auxiliar nesse processo de publicações, e o melhor: muitas delas são gratuitas. Plataformas como a mLabs e a Etus por exemplo, te permitem fazer publicações no Facebook,  Instagram, Twitter, YouTube, Linked In, tanto no feed como nos stories, de uma só vez, sem contar que você pode programar seus posts em dias e horários futuros, o que te permite ganhar muito tempo e manter a constância nas publicações.

Dica de ouro:  Não use o seu perfil pessoal para negócio e vice-versa.
Amigos amigos, negócios à parte _ essa máxima é indiscutível! Sua vida pessoal não pode e não deve estar ligada aos seus perfis comerciais, até por que, preservar a vida pessoal, nesse segmento, também é uma questão de segurança 😉

 

Bom, existem muito mais dicas pra vocês, mas hoje priorizamos as principais e as que geram mais dúvidas. É importante lembrar que o Grupo Metaus, disponibiliza de todos os seus departamentos como suporte para as suas REVENDEDORAS, entre eles:  Gestão Administrativa, Gestão Financeira, Comunicação e Marketing, Fotografia, Vendas, Informações Técnicas do Produto, e tudo o que pudermos oferecer, este canal está aberto através do nosso SAC 43 9 9625-8702.

Esperamos que essa matéria seja útil e que lhes tragam muitos resultados, afinal, é sempre um prazer compartilhar conhecimento com vocês, é exatamente pra isso que estamos aqui  😉

#EuSouRevMetaus

 

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