Anéis de Formatura. Você conhece a tradição?

Anéis de Formatura. Você conhece a tradição?

1850 1048 Metaus

Embora seja uma tradição antiga, os anéis de formatura ainda fazem sucesso. E como muitas festas acontecem neste período, nós resolvemos abordar o assunto e dar algumas dicas de nossos produtos. Vem com a gente?

Tudo começou em 1835, na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos, o objetivo foi não só homenagear os formandos, mas também uma maneira simbólica de identificar a turma e sua passagem naquela instituição. Aí você sabe né, virou moda e todos os outros cursos aderiram à ideia que se tornou tradição desde então.

Agora, o ato de presentear com anéis,  vem desde a antiguidade, na tradição europeia por exemplo os nobres e reis ao serem nomeados, ou conquistarem uma colocação de prestígio, recebiam um anel que seria destruído após sua morte e reconstruído para que fosse nomeado seu substituto, essa celebração simboliza a renovação e ainda é usada em algumas religiões cristãs e na monarquia.

Anel de Formatura Tradicional

Mas voltando especificamente aos anéis de formatura. Você deve ter em mente aqueles anéis grandes, que além de ostentar uma pedra preciosa, traziam nas laterais os símbolos de cada profissão,  os mais antigo até tinham o símbolo da Universidade em questão… pensou não pensou?  Então deleta! Porque eles mudaram… ufa!!!

Embora muitos formandos prefiram manter a tradição ao pé da letra, as grandes joalherias tem usado e abusado na criatividade e oferecem  modelos incríveis, cheios de personalidade, delicadeza e materiais nobres, que são inclusive responsáveis pelo custo composta por váááárias casas decimais, puro luxo.

Atualmente, os homens não fazem muita questão de usar este adereço, já as mulheres sim, ainda pensam nesta tradição, porém, para a grande maioria, adquirir uma joia de alto valor como essas é totalmente inviável, mas nem por isso a data passa em branco, e muitos pais optam por presentear a formanda com versões mais modestas, em ouro ou prata, com pedras naturais, mas cheias de beleza e com o mesmo valor sentimental de qualquer outra joia. E é aí que a gente entra na história.

 

Quais os anéis indicados para cada profissão?

Diferente de quando essa tradição nasceu, hoje, nós temos inúmeras profissões e nomenclaturas, por isso se você der um Google, serão sugeridas diversas cores de pedras e  inclusive uma confusão imensa entre elas, pode ser que em alguma página você encontre uma informação dizendo que para a profissão ‘X’ a cor da pedra é azul, e em outra página, a mesma profissão aparece representada pela cor verde, ou vermelha, e aí? Como acertar?

Nas universidades do mundo todo, as cores representam os reinos da natureza e consequentemente, suas áreas de conhecimento, sendo assim elas são apenas três:  Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Ciências Exatas, que representam respectivamente,  Reino Animal, Reino Vegetal e Reino Mineral. Esse é o princípio que determina as provas específicas no vestibular, e também a cor das faixas que complementam as becas, simples assim, agora ficou mais fácil né?

 

Mas, e quanto às cores?  Vamos lá…

 

Vermelho:  Ciências Humanas / Reino Animal

A cor significa o sangue, a condição do homem enquanto mortal.
Estudam os aspectos sociais, exemplo:  Direito, Jornalismo.

Verde:  Ciências Biológicas / Reino Vegetal

Representa a natureza. Na Europa desde a antiguidade o verde significa a cura.  Estudam a vida em todos os seus aspectos, exemplo: Medicina, Nutrição.

Azul: Ciências Exatas / Reino Mineral

O azul representa o céu, a sabedoria e a busca pela exatidão.
Estudam expressões quantitativas e suas hipóteses, exemplo: Engenharia, Matemática.

O interesse comercial tem criado produtos e novas cores, associando cores específicas aos diversos cursos, porém do ponto de vista acadêmico este é um procedimento incorreto, já que as cores são relacionadas às áreas de conhecimento e não aos cursos isoladamente.

Interessante não é mesmo?

Agora que você já conhece o processo de identificação das cores e seus respectivos cursos, vale a pena investir nesse público e sugerir modelos lindos e superacessíveis que você encontra em qualquer uma de nossas lojas.

Boas vendas  😉

Leave a Reply